Por 3%

Chile terá 2º turno entre Bachelet (47%) e candidata do governo (25%)

Ex-presidenta comemora ampla maioria e espera por vitória 'contundente' em 15 de dezembro

EFE/Sebastian Silva

Segundo foi confirmado com 90% dos votos apurados

Santiago (Chile – “Aqui não há duas leituras, ganhamos e por grande maioria”, disse neste domingo a candidata à Presidência do Chile pela coligação de centro-esquerda Nova Maioria, a ex-presidente Michelle Bachelet.

Bachelet ficou a pouco mais de três pontos de ganhar por maioria absoluta (46,8%), enquanto a candidata governista Evelyn Matthei, da coalizão de direita Aliança pelo Chile, obteve 25% dos votos.

As duas candidatas a suceder Sebastián Piñera no Palácio da Moeda se enfrentarão novamente no dia 15 de dezembro, para quando Bachelet prevê “uma vitória decisiva e contundente”.

Bachelet se mostrou convencida de que dentro de um mês, os chilenos vão respaldar seu programa de governo, que inclui educação gratuita e de qualidade, uma reforma tributária que taxa os lucros das grandes empresas e uma nova Constituição “que nasça em democracia, sem rastro de autoritarismo”.

“Hoje uma grande maioria votou para que o Chile seja o país justo que todos queremos”, disse a ex-presidente, animando seus seguidores.

Após agradecer o carinho e o apoio de sua equipe de campanha, seus filhos e muito especialmente sua mãe, Angela Jeria – com quem compartilhou exílio e tortura durante a ditadura – Bachelet ressaltou que o pacto eleitoral Nova Maioria esteve muito perto de conseguir a vitória no primeiro turno.

“Sabíamos que o desafio era complexo; ganhamos esta noite e vamos trabalhar para ganhar em dezembro. Não tenho dúvida de que vamos conseguir”, disse.

Bachelet comemorou os resultados obtidos nas eleições parlamentares pela Nova Maioria, coligação que inclui a Concertação – liderada pelo Partido Socialista – e o Partido Comunista.

“Não acreditamos em receitas mágicas, sabemos que as tarefas não vão ser fáceis (…), mas juntos somos maioria e faremos realidade o Chile com o qual todos sonhamos”, concluiu.