Líder supremo do Irã afirma que invadir Síria é ‘catástrofe certa’

oriente médio

Wikicommons

Líder supremo do Irã, o aiátolá Ali Khamenei, também alerta a Obama sobre as consequências de atacar Síria

São Paulo – Em meio ao aumento da tensão regional, decorrente da possibilidade dos EUA atacarem a Síria, o supremo líder do Irã, aiátolá Ali Khamenei, caracterizou nesta semana qualquer tipo de intervenção militar ocidental como uma “catástrofe certa”. Em encontro oficial no gabinete do presidente iraniano, Hassan Rohani, o aiátolá evitou qualquer declaração específica de suporte militar ao governo de Bashar Al Assad e chegou a clamar por proteção divina, dizendo: “Espero que Deus misericordioso proteja essa região da ameaça da América, do Sionismo e de outros males”.

O silêncio de Khamenei a respeito da defesa da Síria representa uma mudança de posição por parte do governo iraniano, que no início do ano havia sustentado a aliança com o atual governo sírio, afirmando que o suportaria até o fim.

O posicionamento político cauteloso do país ficou ainda mais claro após a transformação considerável dos pronunciamentos desta semana do General Masoud Jazayeri, chefe das forças armadas iranianas. No domingo (25), Jazaveri ameaçou: “Os EUA estão cientes da zona vermelha traçada sobre a Síria e quaisquer violações desta zona trarão sérias consequências para a Casa Branca”.

No entanto, três dias depois ele recuou de suas ameaças ao governo norte-americano, dizendo apenas que uma guerra internacional representaria uma desconexão de Israel e lançando um conselho: “Os norte-americanos deveriam livrar-se dessas certezas arrogantes e egoístas e, se tiverem algum recurso, gastá-lo para salvar a população de seu país”.

Analistas internacionais estão divididos quanto ao recuo iraniano após países como EUA e França se mostrarem prontos para uma intervenção na Síria. Alguns consideram que a cautela de Khamenei em enfrentar os países ocidentais se deve à sua preocupação com o programa nuclear do país, enquanto outros encaram tal posicionamento moderado como reflexo da nova presidência de Hassan Rohani. Há ainda quem afirme que os líderes iranianos acreditam que a intervenção na Síria não derrubará o governo de Assad e que eles estariam se posicionando de forma a manter a sua influência sobre o país no futuro.

Independentemente da razão pela qual foi adptado, esse recuo pode trazer problemas ao Irã se for confirmada a existência de um tratado de mútua defesa entre Teerã e Damasco, assinado em 2006. Apesar das variadas publicações que confirmam tal aliança, o ministro das relações exteriores da Síria, Walid al-Moallem, nega a existência do acordo.

Leia também

Últimas notícias