Snowden pode sair de aeroporto de Moscou em uma semana à espera de asilo

Para Venezuela

Moscou – O ex-técnico da CIA Edward Snowden, retido no aeroporto moscovita de Sheremetyevo há mais de três semanas, poderá deixar o local e se deslocar livremente pela cidade dentro de uma semana, enquanto espera uma resposta para seu pedido de asilo temporário à Rússia.

O advogado de Snowden, Anatoli Kucherena, disse a jornalistas nesta quarta-feira que o Serviço Federal de Migração (SFM) russo, encarregado de decidir sobre a solicitação, “tem um prazo de sete dias” a partir da apresentação do pedido, que foi ontem.

Segundo Kucherena, o SFM deve entregar a Snowden nesse prazo o comprovante de recebimento do seu pedido de asilo temporário, o que lhe permitirá “sair do aeroporto e se deslocar livremente”.

O advogado acrescentou que o SFM “tem um prazo de até três meses” para decidir sobre o pedido do fugitivo americano e aceitar ou negar o asilo, sentença que poderá ser recorrida nos tribunais. Kucherena informou que, se o asilo for concedido, ele terá duração de “um ano, renovável anualmente”, e expressou sua opinião de que a Rússia não irá rejeitar o pedido.

No formulário de pedido de asilo, o ex-técnico da CIA precisou preencher – segundo Kucherena – “um questionário de cerca de 20 páginas em que respondeu quais eram os motivos de sua solicitação”.

Entre eles, Snowden citou “a perseguição por parte dos EUA, assim como seu temor por sua vida” e pela pena de morte. O advogado afirmou que Snowden não se comprometeu por escrito a não ir contra os interesses dos EUA – condição imposta pela Rússia para conceder-lhe asilo – mas que trata-se de “um pacto entre cavalheiros”.

Kucherena acrescentou que, desde que esteve com Snowden no último dia 12, em uma reunião com ativistas de direitos humanos no aeroporto, eles voltaram a se encontrar em duas ocasiões e ainda mantêm “contato telefônico permanente”. O advogado afirmou que aceitou ser assessor legal do fugitivo americano para assuntos da legislação russa e que faz o serviço gratuitamente.

Leia também

Últimas notícias