Bolívia

Evo Morales aceita desculpas de países europeus e diz que ‘não guarda rancor’

Presidente ressalta que movimentos indígenas como o dele não são vingativos e comunica que autorizou retorno de embaixadores de países envolvidos em bloqueio aéreo na Europa

José Lirauze/ABI

Apesar de aceitar as desculpas, Morales ressaltou a posição crítica à postura contra Snowden

La Paz – O presidente da Bolívia, Evo Morales, aceitou hoje (24) as desculpas apresentadas por França, Espanha, Itália e Portugal pelo episódio envolvendo seu avião presidencial no dia 2 de julho e acrescentou que “não guarda rancor” pelo acontecido. “Aceitamos as desculpas dos quatro países como um primeiro passo porque queremos continuar com relações de respeito, com relações de complementaridade e solidariedade”, disse Morales em declaração aos jornalistas.

O líder acrescentou que em coordenação com os governos que chamaram seus diplomatas nesses países europeus para consultas, “foi acordado o retorno” dos embaixadores. “Não guardo rancor e nem ressentimento. Os movimentos sociais não são vingativos, especialmente o movimento indígena que represento”, acrescentou o governante boliviano, após uma reunião realizada com seu Conselho de Ministros no Palácio do Governo.

Morales disse que o mundo foi testemunha da violação da imunidade diplomática e reiterou que se tratou de um “ato de agressão arbitrária, colonial, nada amistosa, humilhante e inaceitável”.

Em 2 de julho, Morales ficou retido na Áustria quando retornava à Bolívia desde a Rússia porque Itália, Portugal e França não deram permissão para aterrissar ou sobrevoar seus territórios devido à suspeita de que a bordo de seu avião estivesse o ex-técnico da CIA Edward Snowden. O jovem, reclamado pelos Estados Unidos por revelar operações de espionagem, permanece desde junho na zona de passagem do aeroporto moscovita de Sheremetievo.

Morales incluiu a Espanha em seu protesto, porque, segundo disse, o embaixador espanhol em Viena, Alberto Carnero, quis revistar sua aeronave para verificar se o americano viajava ou não com ele. O governante voltou a agradecer a unidade mostrada pela região e a solidariedade expressada pelos Governos da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o Mercosul, a Organização dos Estados Americanos e os Países Não-Alinhados, entre outros blocos.

Morales também ressaltou que seu Governo condena “as ações de espionagem dos Estados Unidos contra seus próprios cidadãos, contra seus países aliados da Otan e contra o mundo inteiro”. “A espionagem constitui uma violação aos diretos humanos, à privacidade e às liberdades públicas”, acrescentou.

O líder acusou insistentemente os Estados Unidos nos últimos dias de terem pressionado as quatro nações europeias para que colocassem impedimentos a seu voo quando retornava de Moscou para La Paz.

Hoje, Morales acrescentou que seu país “reserva o direito de continuar com as ações empreendidas perante organismos internacionais para conseguir uma completa reparação frente” à agressão sofrida, para que não se repita.