contra injustiças

Manifestantes turcos anunciam que continuam ‘resistência’

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu que a polícia usará a força para retirar amanhã quem continuar ocupando o parque Gezi, em Istambul

Erdem Sahin/EFE/EPA

“Comparado com o que éramos há 18 dias, agora somos mais fortes e temos mais esperanças”, dizem manifestantes

Istambul –  Os manifestantes da Turquia anunciaram hoje (15) em um comunicado que vão continuar com a “resistência” contra “todo tipo de injustiças” e manterão o acampamento no parque Gezi de Istambul, epicentro dos protestos que ocorrem na Turquia há duas semanas. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu neste sábado que a polícia usará a força para retirar amanhã quem continuar ocupando o parque.

“Com o dinamismo e a força de nossa luta, que se estendeu por todo o país e inclusive o mundo, vamos continuar a resistência contra todo tipo de injustiças”, afirmou em comunicado o movimento Solidariedade Taksim, que atua como porta-voz dos manifestantes.

“Comparado com o que éramos há 18 dias, agora somos mais fortes, mais livres e temos mais esperanças”, acrescentou o texto.

Embora o comunicado não especificasse se isto significava continuar acampando no parque símbolo da revolta, uma porta-voz do movimento confirmou que não sairiam do local.

“Ficaremos todos. A luta continua e o acampamento é necessário para isso”, declarou à EFE Beycan Taskiran, porta-voz de Solidariedade com Taksim.

Anteriormente, o presidente do Partido Liberdade e Solidariedade (ÖDP), Alper Tas, havia afirmado que a maioria dos partidos políticos retirariam suas tendas e seria mantida uma única, do movimento Solidariedade Taksim, e algumas barracas de ativistas ambientais, mas essa opção foi descartada pela porta-voz.

Entre as barracas do acampamento é possível ver, por enquanto, bandeiras e insígnias de todo tipo de partidos políticos, de nacionalistas a marxistas, pró-curdos e inclusive islamitas de esquerda, mas a maioria dos acampados se declaram alheios às siglas e alguns inclusive veem com receio a presença desses símbolos políticos.

O comunicado do movimento Solidariedade Taksim reitera a exigência de que sejam investigados e punidos os responsáveis pela violenta repressão policial, que deixou três manifestantes mortos e mais de cinco mil feridos, e que também sejam libertadas imediatamente as pessoas detidas nos protestos.

Nas últimas horas ocorreram os debates entre os ativistas, após a reunião mantida até a madrugada de ontem entre o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, e os representantes dos manifestantes, que terminou com a promessa do Executivo de que respeitará o parque Gezi.

Erdogan garantiu que vai respeitar a decisão dos juízes sobre a legalidade do projeto de reforma urbanística e, caso receba um sinal verde da corte, vai convocar um referendo entre os cidadãos de Istambul.

Os protestos ambientalistas contra a planejada reforma de um dos últimos espaços verdes de Istambul foi o estopim da maior onda de manifestações antigovernamentais no país em uma década

Leia também

Últimas notícias