Após desocupação da Praça Taksim, manifestantes enfrentam policiais em Istambul

turquia

TOLGA BOZOGLU/efe/epa

Ativistas sofrem com efeito dos gases utilizados para dispersar protesto em Istambul

Istambul – A polícia turca travou um confronto com vários grupos de manifestantes no centro de Istambul após o despejo forçado do acampamento montado no parque Gezi, símbolo da onda de protestos antigovernamentais registrada nas últimas semanas na Turquia, informou a imprensa local.

Alguns dos manifestantes deslocados da Praça Taksim e dos arredores do parque Gezi decidiram se reunir no próximo distrito de Harbiye, onde novamente enfrentaram a repressão das forças antidistúrbios.

Uma grande multidão se agrupou na região de Galatasaray e na avenida Istiklal, que dá acesso a Praça Taksim, enquanto em outro bairro da cidade, Besiktas, um grupo de moradores bloqueou o transito de outra importante via.

De acordo com a imprensa local, a operação de desocupação dos manifestantes da Praça Taksim e do parque citado deixou “vários feridos”, embora não tenham especificado um número concreto, enquanto o som das sirenes das ambulâncias podia ser ouvido por toda cidade.

Após a divulgação da notícia sobre o despejo no centro de Istambul, inúmeras manifestações começaram a ser formadas em outras cidades, como a capital, Ancara, a terceira cidade do país, Esmirna, e outras cidades de menor tamanho, caso de Adana, Eskisehir, Samsun e Antalya.

Em Ancara e Esmirna, por exemplo, várias pessoas protestaram com um enorme panelaço, no qual os manifestantes também gritavam palavras de ordem contra o governo islâmico moderado do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Após o despeço do parque Gezi, milhares de pessoas começaram a se concentrar no parque Kuguilu, em Ancara, um novo símbolo dos protestos antigovernamentais na capital turca.

Leia também

Últimas notícias