Maduro diz que auditoria comprova sua ‘heróica vitória’ nas eleições

Venezuela

Caracas – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou ontem (22) que o processo de auditoria que está sendo realizado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) comprova sua “vitória heróica” nas últimas eleições presidenciais do país, realizadas no último dia 14 de abril.

“Tivemos uma vitória heróica e limpa, como está sendo demonstrado no processo de auditoria”, declarou Maduro durante um ato de governo, no qual o presidente venezuelano comentou que o processo citado, que deverá ser encerrado em meados de junho, já avançou “pouco mais de 75%” com um nível de erro “em zero”.

“Temos o sistema eleitoral mais transparente do mundo”, completou o líder, que na última semana foi criticado pela oposição em relação ao voto secreto, já que, na ocasião, Maduro afirmou conhecer a identidade de 900 mil governistas que votaram no líder opositor Henrique Capriles.

Desde o último dia 6 de maio, o CNE realiza uma “verificação cidadã” das eleições presidenciais que elegeram Maduro com uma margem de menos de 1,5% sobre seu principal rival, Henrique Capriles.

A auditoria em questão foi solicitada pela oposição, que não reconheceu o triunfo de Maduro, embora Capriles tenha assinalado que não aceitaria uma revisão que não incluísse os cadernos eleitorais. Desta forma, o opositor decidiu impugnar o pleito perante o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

Capriles declarou hoje que o Supremo ainda não se pronunciou sobre as impugnações apresentadas pela oposição nos dias 2 e 7 de maio, as quais, segundo os solicitantes, deviam ter obtido resposta em dois dias úteis seguintes ao pedido.