oriente médio

Irã pede união de países islâmicos contra ataques de Israel

Mísseis lançados no sábado atingiram periferia e centro de pesquisa de Damasco, na Síria

Tropas israelenses realizam manobras da fronteira com a Síria (Foto: Atef Safadi/EFE)

São Paulo – O Irã condenou o ataque feito por Israel a um centro de pesquisa do governo sírio no sábado (4). Em comunicado oficial divulgado na manhã de hoje (6), o Ministério de Relações Exteriores iraniano classificou como “desumanos” os mísseis lançados na periferia de Damasco e pediu união entre os países islâmicos contra as ações militares de Israel.

“Esse ataque revela a natureza desumana dos sionistas e sua impotência diante da resistência islâmica. É preciso unidade e solidariedade entre os países islâmicos”, disse o porta-voz do governo do Irã, Ramin Mehmanparast. Teerã solicitou à ONU que os ataques israelenses sejam condenados e que medidas para evitar novos lançamentos militares na região sejam tomadas.

Além disso, Mehmanparast também afirmou que o governo está disposto a ajudar o exército sírio.

“A Síria tem um exército poderoso e não necessita de intervenção de outros países. No entanto, se pedirem treinamento militar, podemos ajudar”, disse.

O governo sírio já havia enviado ontem (5) uma carta à ONU para denunciar “a agressão de Israel” ao seu território. A Síria acredita que objetivo israelense é “ajudar os grupos terroristas armados”, em referência aos opositores que combatem o governo de Bashar al Assad em uma guerra civil que já dura dois anos.

Até o momento, o governo de Israel não confirma a autoria dos ataques.