Margaret Thatcher morre aos 87 anos

A ex-primeira ministra britânica marcou seu governo com cortes em investimentos sociais e guinada ao neoliberalismo

A ex-primeira ministra britânica foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo. Governou por três mandatos consecutivos. (Foto:CC/wikimedia)

São Paulo – Morreu na manhã de hoje (8) a ex-primeira ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher, aos 87 anos. Segundo informações da família, ela estaria passando por problemas de saúde, e a causa da morte teria sido um derrame cerebral.

Thatcher assumiu o cargo de primeira ministra britânica em 1979, e governou por três mandatos consecutivos, até 1990. Também foi parlamentar, secretária de Educação e líder da oposição no país. Ela se tornou membro do Partido Conservador no Parlamento de Finchley, ao norte de Londres, em 1959 e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira ministra. 

De 1964 a 1970, quando o Partido Trabalhista assumiu o poder, ela ocupou diversos cargos no gabinete de Edward Heath. Heath se tornou primeiro-ministro em 1970, e Thatcher, sua secretária de Educação.

O “Thacherismo”, expressão que caracteriza a política neoliberal conduzida nos mandatos da ex-primeira ministra, foi marcado por privatizações, poucas intervenções do Estado na economia, relação tensa com os sindicatos trabalhistas e parcos investimentos em políticas sociais. A alta do desemprego marcou o período.

A ex-primeira ministra teve relação próxima e pessoal com o presidente norte-americano Ronald Reagan, que governou os EUA por dois mandatos, de 1981 a 1989. Reagan era membro do Partido Republicano, e seus governos foram marcados também por políticas neoliberais.

Leia também

Últimas notícias