Sem maioria, Bersani cogita novas eleições na Itália

Líder de centro-esquerda faz último apelo para coalização com Movimento 5 Estrelas, de Beppe Grillo

Pier Luigi Bersani descarta aliar-se com Berlusconi para governar (Foto: Paolo Bona/Reuters)

São Paulo – O líder do bloco de centro-esquerda “Itália, Bem Comum”, Pier Luigi Bersani, lançou um ultimato ao líder do Movimento 5 Estrelas, Beppe Grillo, para apoiar a um governo provisório, ou “que se volte às urnas” – cogitando a possibilidade de uma nova eleição. Como o comediante, terceiro colocado na eleição legislativa realizada há uma semana, já reiterou outras vezes que não tem intenção de se aliar formalmente, a frase tem sido interpretada como um indicativo de que uma nova disputa precisará ser realizada.

A inconclusiva eleição da semana passada, na qual Grillo obteve um enorme número de votos de protesto, terminou sem nenhum grupo obtendo maioria no Senado, fazendo com que uma aliança entre a coligação liderada pelo PD (Partido Democrático), de Bersani, a mais votada na disputa, com a do dissidente Grillo seja a única solução para formar um governo.

Em uma aparição no canal estatal de tevê RAI na noite de ontem (3), Bersani ressaltou sua oposição às outras duas opções possíveis: outro governo tecnocrata, como o do anterior Mario Monti, ou uma grande coalizão com a direita do arquirrival Silvio Berlusconi.

O quadro atual, segundo Bersani, deixa apenas uma possibilidade para evitar novas eleições: o apoio de Grillo à centro-esquerda, que ganhou a eleição na Câmara, mas não tem apoio suficiente para governar no Senado. “Agora (Grillo) deve dizer que o que quer, ou então vamos todos para casa, incluindo ele”, afirmou Bersani.

Grillo tem dito repetidas vezes que seu movimento não daria um voto de confiança para qualquer governo dos partidos estabelecidos, apesar de poder endossar leis individuais.

Os mercados financeiros estão observando a Itália de perto e a diferença entre os bônus de 10 anos italiano e os títulos alemães – uma medida de confiança do investidor – aumentou na segunda-feira para um patamar próximo ao máximo em três meses, à medida que o país entrou na segunda semana de impasse político.

Na semana passada, Grillo chamou Bersani de “um homem morto que fala”, após o líder da centro-esquerda ter feito as primeiras aberturas para o movimento populista de Grillo, que se tornou o maior partido único da Itália em seu primeiro teste nacional.

Nesta segunda-feira, Grillo se reuniu com os 163 novos parlamentares do 5 Estrelas, que nunca estiveram no Parlamento antes, para conversar sobre sua estratégia antes da primeira sessão do Parlamento no dia 15 de março, e sobre as consultas formais subsequentes com o presidente Giorgio Napolitano sobre a formação de um governo. As conversas continuam amanhã (5).

Muitos acreditam que o comediante de Gênova quer voltar às urnas para acabar com a antiga ordem e alavancar sua votação. Também afirma-se que Grillo teme que seus novos parlamentares sejam subornados por políticos tradicionais.

“É do interesse dele voltar para as urnas o quanto antes”, disse o vice-presidente do instituto eleitoral SWG, Maurizio Pessato. Grillo não pode receber mais de 8 milhões de votos prometendo se livrar do sistema estabelecido e depois imediatamente se aliar com a velha guarda”, acrescentou.

Leia também

Últimas notícias