Presidentes sul-americanos começam a chegar a Caracas para enterro de Chávez

Evo Morales, Cristina Kirchner e José Mujica já estão em Caracas para dar apoio ao governo de transição e render homenagens ao presidente. Dilma ainda não anunciou se irá à Venezuela

Presidente do Uruguai, Pepe Mujica desembarca em Caracas para acompanhar cerimônias em nome de Hugo Chávez (cc/AVN)

São Paulo – Ao menos três presidentes sul-americanos já desembarcaram em Caracas para render homenagens ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, morto na tarde de ontem (5) após 22 meses lutando contra um câncer na pélvis. Evo Morales, da Bolívia, Cristina Fernández Kirchner, da Argentina, e José Mujica, do Uruguai, deixaram seus países durante a madrugada e deverão permanecer na Venezuela até o enterro do colega, na próxima sexta-feira (8), quando as autoridades venezuelanas receberão outros chefes de Estado e governo que darão seu adeus ao líder da Revolução Bolivariana.

Até o fechamento desta matéria, a presidenta Dilma Rousseff ainda não havia anunciado se viajaria àquele país.

Evo Morales era um dos principais aliados de Hugo Chávez na América do Sul. Ambos líderes fundaram a Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) – mais tarde rebatizada como Aliança Bolivariana para as Américas – para fazer frente à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), projeto econômico impulsionado pelos Estados Unidos.  O presidente boliviano foi às lágrimas ontem durante pronunciamento em que lamentava a morte do aliado. Os governos argentinos e uruguaios também tinham laços bastante fortes com a Venezuela de Hugo Chávez, mas não faziam parte da Alba.

Porém, Cristina foi uma das poucas presidentas da região a dirigir-se a Cuba para visitar Hugo Chávez no hospital nesta última temporada de tratamento. Mujica esteve em Caracas no útlimo 10 de janeiro para participar – e dar seu apoio oficial – à cerimônia de posse simbólica realizada pelo governo para ratificar o respaldo popular ao presidente. Outros líderes são esperados e devem chegar à Venezuela nos próximos dois dias, entre eles, a presidenta brasileira, Dilma Rousseff, e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, um dos maiores aliados internacionais do chavismo.

Leia também

Últimas notícias