Em meio a crise política, presidente da Itália nega renúncia

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano (Foto: Uk in Italy/CC) São Paulo – O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, declarou hoje (30) que não tem intenções de renunciar, após rumores […]

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano (Foto: Uk in Italy/CC)

São Paulo – O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, declarou hoje (30) que não tem intenções de renunciar, após rumores de que deixaria o cargo devido ao impasse quanto ao futuro político do país, que dura desde fevereiro, quando nenhuma coalizão partidária obteve maioria no Senado. Napolitano disse que fica no cargo até o fim do mandato, que termina em maio.

Ontem, após se reunir mais uma vez com os líderes dos principais partidos políticos da Itália, Napolitano pediu “algum tempo” para refletir e cancelou a entrevista programada para a tarde.

Tradicionalmente, o presidente da República realiza um discurso, ou envia seu secretário-geral para falar com os jornalistas, depois de se encontrar com lideranças políticas para formar um novo governo na Itália.

Como optou por não dar declarações, Napolitano explicitou que ainda não há saída para a crise política italiana, decorrente do resultado das eleições gerais de fevereiro. Nessa ocasião, o Partido Democrático, de centro-esquerda e liderado por Pier Luigi Bersani, obteve maioria absoluta apenas na Câmara dos Deputados. Para formar uma coalizão governista, ele necessita do apoio do PDL (Povo da Liberdade), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, ou do Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo.

Com Agência Brasil e Opera Mundi

Leia também

Últimas notícias