Chávez ‘está lutando pela vida’, diz vice venezuelano

Presidente venezuelano permanece internado no Hospital de Caracas, depois de ficar dois meses hospitalizado em Cuba

São Paulo – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, hospitalizado em Caracas após uma quarta cirurgia contra um câncer, segue “lutando por sua vida”, disse ontem (28) o vice-presidente do país, Nicolás Maduro.

“Nosso comandante está doente porque deu toda sua vida aos que não tem nada”, afirmou durante a entrega de casas populares. “Chávez está lutando por sua saúde e sua vida, e nós o acompanhamos”.

Chávez permanece internado no Hospital de Caracas, depois de ficar dois meses hospitalizado em Cuba e de ter sido submetido à quarta cirurgia contra o câncer. Respondendo à oposição, que pede “provas de vida” de Chávez, Maduro endureceu o tom, dizendo que “os traidores jamais vão acreditar em nada que se diga ao povo sobre a saúde de Chávez”.

Segundo o último boletim médico divulgado pelo governo, Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, sofre de insuficiência respiratória derivada da cirurgia e sua evolução “não tem sido favorável”, mas o governo garante que segue no comando do país, mantendo reuniões com seus colaboradores no hospital. “Nós, que desempenhamos funções de governo e podemos ter acesso direto ao local de sua recuperação, lhe transmitimos sempre estes gestos de amor para que se alimente”, disse Maduro.

Mais tarde, em reunião com chanceleres da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), Maduro explicou que graças ao apoio dos líderes e médicos cubanos, Chávez “está superando cada uma das etapas da operação e do pós-operatório”. “Agora estamos nesta etapa complexa e dura, levando adiante o tratamento do nosso comandante”.

Leia também

Últimas notícias