Venezuela confirma processo contra ‘El País’ por publicação de foto falsa

São Paulo – O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou ontem (2) que o governo da Venezuela moverá ações legais contra o jornal espanhol El País, que publicou uma fotografia falsa do […]

São Paulo – O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou ontem (2) que o governo da Venezuela moverá ações legais contra o jornal espanhol El País, que publicou uma fotografia falsa do presidente, Hugo Chávez, em janeiro desse ano. A imagem, retirada de um vídeo do YouTube, mostrava um paciente entubado em uma cama de hospital.

“El País vai pagar caro, porque nós vamos processá-lo e vamos a fundo, com as leis que houver, seja lá, na Espanha, ou na Conchinchina”, disse Maduro em discurso na televisão. 

“Chávez é um dos maiores filhos que esta pátria deu e por isso nos indigna tanto quando essa burguesia apátrida, com seus aliados internacionais, o atacam, denigrem (…), não respeitam sua situação de saúde”, finalizou o vice.

De acordo com Maduro, o presidente venezuelano já concluiu o ciclo pós-operatório e está em uma nova fase do tratamento em Havana. Chávez, de 58 anos, está desde 10 de dezembro em Cuba, onde foi operado pela quarta vez do câncer, detectado em junho de 2011.

A fotografia publicada não tinha assinatura de autor e o El País informou que não tinha “podido verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada a imagem, nem o momento preciso, nem o local”, culpando “as particularidades políticas de Cuba e as restrições informativas que o regime impõe o tornam impossível”. A publicação não se desculpou com os familiares do presidente pela foto.

Capriles

Maduro também abordou a visita do governador do Estado de Miranda e ex-presidenciável Henrique Capriles à Colômbia. Ele “deveria ter vergonha de ir à Colômbia para conspirar contra a pátria. As informações que nos chegam não são nada boas. Estamos confirmando um conjunto de reuniões que sustentou. Sabemos com quem e onde se reuniu, conspirando contra o país, contra a paz do país, fazendo negócios”, disse o vice-presidente.

Em sua conta no Twitter, o ex-rival de Chávez na eleição presidencial publicou uma fotografia com o ex-presidente do governo espanhol Felipe González. “Uma longa conversa em Bogotá com um grande amigo da nossa Venezuela”, disse.

“Nas próximas horas, informaremos o que o perdedor está fazendo contra a pátria na Colômbia”, acrescentou Maduro e repetiu que na próxima terça-feira conhecerá “parte da decadência que há nesse partido da direita venezuelana Primeiro Justiça” de Capriles.

Leia também

Últimas notícias