Fidel vota em eleições cubanas e diz que ‘o povo é revolucionário’

O ex-presidente Fidel Castro votou fora de casa pela primeira vez desde 2006 (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/Divulgação) São Paulo – O ex-presidente cubano Fidel Castro votou na eleição geral de ontem […]

O ex-presidente Fidel Castro votou fora de casa pela primeira vez desde 2006 (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/Divulgação)

São Paulo – O ex-presidente cubano Fidel Castro votou na eleição geral de ontem (3) e conversou por mais de uma hora com admiradores e jornalistas cubanos em Havana, na sua primeira aparição pública prolongada desde 2010.

Fidel havia votado em sua própria casa nas três eleições realizadas desde que adoeceu, em 2006.

Curvado e com a barba branca, Fidel, de 86 anos, foi visto na TV estatal depositando seu voto na urna, no final da tarde. Usava camisa xadrez branca e casaco azul claro.

O locutor da TV disse que ele conversou sobre os esforços do governo para reformar a economia, sobre a integração latino-americana, sobre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e outros assuntos.

Ele elogiou a grande participação popular na eleição. “O povo é realmente revolucionário, realmente tem se sacrificado. Não precisamos provar isso, a história irá provar. Cinquenta anos de bloqueio (econômico norte-americano), e ele não desistiu”.

Os cubanos foram às urnas para eleger 612 deputados da Assembleia Nacional e mais de mil delegados das assembleias provinciais, num processo comandado pelo Partido Comunista Cubano.

O presidente Raúl Castro e outros líderes também foram mostrados na televisão depositando seus votos e comentando a importância da eleição como sinal de apoio às reformas no país e à independência de Cuba em relação aos EUA.

Leia também

Últimas notícias