Obama elogia proposta de senadores e diz que ‘hora de reforma migratória é agora’

Presidente norte-americano desistiu de propor mudanças às sugestões dos parlamentares para agilizar aprovação de medida

Obama: ‘Democratas e republicanos preparados para tratar do problema juntos’ (Foto: Jason Reed/Reuters)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira (29/01) que o Congresso acelere a elaboração de uma reforma migratória que lide com “os 11 milhões de pessoas sem documentação que estão agora no país”.

“A boa notícia é que, pela primeira vez em vários anos, republicanos e democratas parecem preparados para tratar do problema juntos. Os dois lados estão trabalhando ativamente por uma solução. A hora é agora”, afirmou Obama.

O presidente também elogiou e classificou de “encorajador” o projeto apresentado por um grupo de senadores de ambos os partidos. Apesar de conter algumas diferenças, a proposta dos parlamentares é semelhante à de Obama. 

Por considerar que o grupo está trabalhando de forma eficiente, o presidente desistiu de emplacar as suas sugestões, segundo o jornal The New York Times. “Caminho de imigrantes ilegais para a cidadania, não será fácil, mas haverá um processo. Quanto mais próximos estivermos de uma reforma, mais emocional o debate ficará”, argumentou Obama.

Quase 85% dos imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos são provenientes do México e da América Central. Segundo as autoridades, cerca de 40% entrou de forma legal no país, com um visto que, posteriormente, expirou.

 

Leia também

Últimas notícias