Merkel e Hollande anunciam iniciativa conjunta para o desenvolvimento da UE

Líderes participaram de cerimônia para comemorar assinatura do Tratado do Eliseu, que selava a amizade entre as duas nações no pós-guerra

São Paulo – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, anunciaram hoje (22) uma iniciativa conjunta para o desenvolvimento da União Europeia, que contempla o incentivo à competitividade e ao crescimento, e que apresentarão aos demais países do bloco em maio. As informações são da Agência EFE.

“Somos cientes de nossa responsabilidade para superar a crise da União Europeia”, disse Merkel em entrevista coletiva conjunta após as reuniões bilaterais por ocasião do 50º aniversário do Tratado do Eliseu, que selou a amizade entre Alemanha e França.

A chanceler ressaltou que os dois líderes sabem que os governos, sozinhos, não podem enfrentar o desafio de superar a crise. Por isso, fizeram um apelo a entidades patronais e sindicatos dos trabalhadores de ambos os países para que se unam e também apresentem propostas conjuntas, participando de uma “fábrica de ideias”

O âmbito dessas propostas conjuntas abrange desde o mercado de trabalho ao energético, afirmou a chanceler, com especial atenção ao desenvolvimento das renováveis.

Merkel falou repetidamente sobre a importância de estimular o crescimento como instrumento para reforçar a competitividade da UE. Hollande, por sua vez, destacou os avanços conseguidos entre os membros da União Europeia em relação à futura supervisão bancária.

Além do pronunciamento conjunto, os dois líderes participam hoje de uma cerimônia solene na sede do Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) com membros da Assembleia Francesa e os 620 deputados do Bundesrat (Câmara Alta alemã). Este será o ato central do dia, para comemorar o Tratado do Eliseu, assinado em 22 de janeiro de 1963 entre os então presidente francês, Charles de Gaulle, e chanceler alemão, Konrad Adenauer.

 

Leia também

Últimas notícias