Farc não pretendem renovar cessar-fogo unilateral que termina no dia 20

São Paulo – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não pretendem estender o período de cessar-fogo, previsto para ser encerrado no próximo dia 20 depois de 60 dias.  De […]

São Paulo – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não pretendem estender o período de cessar-fogo, previsto para ser encerrado no próximo dia 20 depois de 60 dias. 

De acordo com o chefe da equipe de negociação da guerrilha, Iván Márquez, a possibilidade de as atividades militares do grupo continuarem suspensas não deve ser discutida, a não ser que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, também adote tal medida.

“Não haverá extensão do cessar-fogo unilateral. Até agora não contemplamos essa ideia. Estaria dentro de nossas possibilidades a assinatura de um cessar-fogo, mas bilateral, caso o governo julgar procedente essa medida”, argumentou Márquez.

Desde o início das conversas formais do processo de paz, no mês de outubro, em Oslo (Noruega), as Farc defendem a implementação de um cessar-fogo para o período de negociações. Santos, no entanto, não abre mão da manutenção das operações das Forças Armadas contra as guerrilhas.

Nesta semana, o Exército colombiano anunciou ter capturado e matado um dos líderes do Exército de Libertação Nacional (ELN), conhecido apenas como Victor. O guerrilheiro era acusado pela morte de sete soldados e quatro policiais na região de Antioquia, no noroeste do país, no período de 2007 a 2012.

As negociações pela paz na Colômbia serão retomadas em Havana na terça-feira (15). 

Leia também

Últimas notícias