‘El País’ publica e retira das bancas edição com imagem falsa de Chávez entubado

São Paulo – O jornal espanhol ‘El País’ suspendeu nesta quinta-feira (24) a distribuição de sua edição impressa, que trazia uma imagem exclusiva, porém falsa, do presidente da Venezuela, Hugo […]

São Paulo – O jornal espanhol ‘El País’ suspendeu nesta quinta-feira (24) a distribuição de sua edição impressa, que trazia uma imagem exclusiva, porém falsa, do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, hospitalizado há cerca de mês e meio em Cuba.

chávez falso el pais

O ‘El País’ explicou o erro no sítio do jornal, numa nota publicada às 6h37 (horário de Madrid), ou seja, depois da distribuição da primeira edição impressa do diário.

“Depois de ter constatado que a imagem fornecida não era a de Hugo Chávez, o ‘El País’ suspendeu a distribuição do jornal e procedeu à expedição de uma nova edição para os pontos de venda”, de acordo com a direção do diário.

“O texto que acompanhava a foto sublinhava que o ‘El País’ não tinha conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data em que a foto tinha sido feita”, sublinhou.

A imagem de um homem, entubado numa cama de hospital, permaneceu no site do diário durante cerca de 30 minutos.

A direção do ‘El País’ acrescentou que a imagem foi fornecida pela agência noticiosa Gtres Online, identificada como sendo de Chávez.

 

Leia também

Últimas notícias