Chávez está em seu ‘melhor momento’, diz vice-presidente da Venezuela

Maduro mostra documento que, segundo ele, tem a assinatura de Chávez, em pronunciamento-se à TV (Foto: Palácio Miraflores/Divulgação) Caracas – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está em seu “melhor momento” […]

Maduro mostra documento que, segundo ele, tem a assinatura de Chávez, em pronunciamento-se à TV (Foto: Palácio Miraflores/Divulgação)

Caracas – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está em seu “melhor momento” desde que passou por uma cirurgia para tratar um câncer em Cuba há 45 dias, disse hoje (26) o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acrescentando que ele tomou importantes decisões econômicas para fortalecer as exportações do país.

“Ele tem um sorriso que está cheio de luz, seus pensamentos estão iluminados”, declarou Maduro, em comentários televisionados pouco depois da meia-noite, após voltar de uma visita a Chávez em Cuba.

O presidente não aparece em público desde uma complexa cirurgia em 11 de dezembro. As declarações oficiais nas últimas semanas demonstram otimismo sobre a condição de Chávez, após rumores de que ele estaria gravemente doente.

Os comentários de Maduro sobre a política econômica surgem em meio a especulações de que a Venezuela está preparando uma desvalorização de sua moeda, o bolívar, o que iria melhorar as finanças do Estado porque resultaria em mais bolívares para cada dólar proveniente das exportações de petróleo.

A desvalorização tornaria as exportações mais competitivas ao reduzir os custos locais de produção e estimular a indústria nacional, já que os importados ficariam mais caros em relação aos produtos locais.

“Nós vamos desenvolver a capacidade da nossa economia de exportar”, disse Maduro.

Há várias semanas os líderes empresariais vêm dizendo que a desvalorização é necessária para aliviar a periódica escassez de produtos decorrente da falta de dólares.

 

 

Leia também

Últimas notícias