Mandela reage a tratamento, mas deve passar Natal no hospital

Mandela se recupera de infecção pulmonar e do tratamento para pedras nos rins (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters) Johanesburgo – O ex-presidente sul-africano e herói anti-apartheid Nelson Mandela, de 94 anos, continua […]

Mandela se recupera de infecção pulmonar e do tratamento para pedras nos rins (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

Johanesburgo – O ex-presidente sul-africano e herói anti-apartheid Nelson Mandela, de 94 anos, continua a reagir ao tratamento no hospital duas semanas após ser internado, informou o governo hoje (22).

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que foi tratado de uma infecção pulmonar e pedras nos rins após ser hospitalizado em 8 de dezembro, foi visitado pelo atual mandatário do país, Jacob Zuma, afirmou o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, em um comunicado.

“Madiba continua a reagir ao tratamento”, disse Maharaj, referindo-se a Mandela por seu nome de clã.

“O presidente Zuma lhe assegurou o amor e apoio de todos os sul-africanos, jovens e velhos, e do mundo todo.”

O primeiro presidente negro do país foi internado em Pretória depois de ser levado de avião de seu vilarejo natal de Qunu.

É provável que Mandela, admirado em casa e no exterior como ícone global contra a injustiça por sua vida de luta contra o domínio da minoria branca, passe o Natal no hospital.

Mandela ficou 27 anos aprisionado durante o apartheid, incluindo 18 anos em Robben Island, na costa da Cidade do Cabo. Ele foi solto em 1990 e utilizou seu prestígio para reconciliar brancos e negros na “Nação Arco-Íris” pós-apartheid.

 

Leia também

Últimas notícias