Hugo Chávez se recupera após complicações em cirurgia, diz ministro

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está em recuperação “progressiva e favorável” após sofrer complicações durante a cirurgia que se submeteu na terça-feira (11) contra o câncer que […]

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está em recuperação “progressiva e favorável” após sofrer complicações durante a cirurgia que se submeteu na terça-feira (11) contra o câncer que combate desde o ano passado, disse hoje o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.

A delicada condição do militar reformado de 58 anos, que fez a sua quarta cirurgia em Havana devido à reincidência de um câncer na região pélvica, poderá antecipar uma mudança de governo na Venezuela após 14 anos de sua liderança socialista. “Atualmente, o paciente está em recuperação progressiva e favorável dos valores normais de seus sinais vitais”, disse Villegas em rede nacional de rádio e televisão ao ler um comunicado.

O ministro especificou que o mandatário apresentou um “sangramento” durante o procedimento cirúrgico de seis horas que foi controlado com medidas corretivas. “Esse processo de recuperação, contudo, exigirá um tempo prudencial, como consequência da complexidade da intervenção realizada”, acrescentou Villegas.

“Na medida em que continue a evolução favorável que está começando a evidenciar, se prevê a aplicação de tratamentos específicos adicionais para contribuir com a restituição plena de sua saúde”, adiantou ele, sem fazer previsões.

Enquanto informa sobre a saúde do líder popular, o governo está dando cada vez mais sinais de que Chávez poderia não estar capacitado para assumir em 10 de janeiro o novo mandato de seis anos que conquistou nas eleições de outubro após forçar ao máximo seu corpo debilitado.

Antes de partir a Havana para a cirurgia, Chávez designou o vice-presidente e chanceler, Nicolás Maduro, como responsável interino e seu potencial sucessor. Se Chávez não puder assumir em janeiro, a Venezuela deverá ter novas eleições em 30 dias.