Em Moscou, Dilma defende indústria forte e investimentos em inovação

Dilma Rousseff e Vladimir Putin, durante encontro oficial em Moscou para firmar acordos de cooperação e parcerias (Roberto Sutckert Fº/PR) São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender […]

Dilma Rousseff e Vladimir Putin, durante encontro oficial em Moscou para firmar acordos de cooperação e parcerias (Roberto Sutckert Fº/PR)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender hoje (14), em Moscou, os investimentos em políticas que garantam uma indústria forte e mais competitiva. Segundo ela, a economia brasileira não pode ser baseada somente no comércio de matéria-prima.

“Nós queremos ir além de uma economia baseada em commodities, queremos modernizar nossas indústrias e fortalecer nossa capacidade de inovação”, disse Dilma, ao destacar pontos comuns nas agendas brasileira e russa.

A presidente defendeu também a diversificação da pauta de comércio entre os dois países, baseada na troca de produtos primários, como a venda de açúcar de cana e carnes do lado brasileiro e de adubo e combustíveis pelos russos.

Dilma também reafirmou a importância da parceria com o setor privado para garantir o crescimento da economia brasileira.

“Nós estamos buscando articular junto com o setor privado todas as políticas possíveis para assegurar um crescimento acelerado do nosso país”, disse, no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Rússia.

O governo brasileiro tem adotado uma série de medidas nesse sentido, como os programas de concessões para rodovias, ferrovias e portos. Outras ações recentes incluem a desoneração da folha de pagamento para diversos setores da economia, a redução da tarifa de energia elétrica a partir de 2013 e o processo de queda da taxa de juros para a mínima histórica de 7,25 por cento ao ano.

A presidente disse ainda que o governo tem “um desafio, que é reduzir a burocracia”, outro ponto fortemente criticado por investidores como um dos entraves para a realização de negócios no país.

Putin

No segundo dia de visita oficial a Moscou, a presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje (14) com o presidente russo, Vladimir Putin. Eles almoçam juntos e assinam uma série de acordos bilaterais relativos à educação, ciência, tecnologia e inovação, além de parcerias em setores estratégicos

Com informações da Reuters e da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias