Secretário-geral da ONU anuncia viagem ao Egito para tratar de ataques a Gaza

Na terça-feira, diplomatas da Liga Árabe viajam à região para tentar negociar conflito

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegará amanhã (19) ao Cairo para se reunir com as autoridades egípcias em meio à última escalada de violência na Faixa de Gaza.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores egípcio, Amre Rushdi, informou em comunicado que Ban realizará uma visita de dois dias à capital egípcia.

Imediatamente após sua chegada ao Cairo, prevista para a noite desta segunda-feira, Ban se reunirá com o ministro das Relações Exteriores do país, Mohammed Amre.

Os dois analisarão a situação na região, especialmente a nova ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, que causou desde a quarta-feira (14) a morte a 65 palestinos.

De acordo com o comunicado, Ban quer conhecer a visão do Egito para atuar nos assuntos internacionais propostos na agenda da ONU.

Na terça-feira, último dia de sua visita, o dirigente internacional se reunirá com o presidente egípcio, Mohammed Mursi, e o primeiro-ministro, Hisham Qandil.

Autoridades egípcias intermediaram em várias ocasiões as conversas entre Israel e o movimento palestino Hamas para alcançar tréguas e abriram, além disso, na última quinta-feira, a passagem fronteiriça de Rafah, que separa Egito de Gaza, para permitir a evacuação dos palestinos feridos e a distribuição de ajuda humanitária.

Qandil visitou a Faixa dia 14 e uma delegação da Liga Árabe, integrada por seu secretário geral, Nabil al Araby, e vários ministros de Relações Exteriores árabes fará o mesmo na próxima terça-feira.

Com informações da Agência Efe

Leia também

Últimas notícias