Congresso confirma Xi Jinping como novo líder da China

Político de 59 anos é visto como um 'pequeno príncipe', termo usado para descrever os funcionários de alto escalão

Xi Jinping substituirá o atual líder, Hu Jintao, que deixará seu cargo como chefe do partido neste ano e a Presidência em 2013 (Foto: Carlos Barria/Reuters)

São Paulo – O Congresso do Partido Comunista da China confirmou o até agora vice-presidente do país, Xi Jinping, como chefe do partido e próximo presidente chinês. Xi Jinping substituirá o atual líder, Hu Jintao, que deixará seu cargo como chefe do partido neste ano e a Presidência em 2013 – e será encarregado de conduzir o país mais populoso e a segunda maior economia do mundo.

O político de 59 anos é visto como um “pequeno príncipe”, termo usado para descrever os funcionários de alto escalão do partido cujo êxito, ao menos em parte, é creditado por muitos às suas conexões familiares. Xi Jinping é filho de um político que integrou nos anos 80 o Politburo, o segundo organismo na hierarquia de poder da China.

Até agora, além de ser vice-presidente, Xi integrava o Comitê Permanente do Partido Comunista da China e era membro do órgão do partido que controla o Exército, algo que os analistas viam como um sinal de que estava sendo preparado para comandar o partido.

Em seu primeiro discurso como chefe do PCCh, Xi louvou “o caráter e a vontade do povo chinês durante seus 5 mil anos de história” e demonstrou a intenção de dar continuidade ao processo de reformas e abertura vivido pela China nas últimas décadas.

Segundo as previsões dos analistas e observadores, tudo apontava que o atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, ocuparia a terceira posição na lista de “escolhidos”, pelo que, segundo regras não escritas, assumiria meses depois o cargo de primeiro-ministro. No entanto, Li Keqiang apareceu hoje em segundo lugar, atrás apenas de Xi Jinping, uma posição que se relaciona com a de presidente da Assembleia Nacional, o principal órgão legislativo do país.

Leia também

Últimas notícias