Trabalho sobre receptores das células ganha Nobel de Química

Estocolmo – Dois cientistas norte-americanos ganharam o Prêmio Nobel de Química por mostrarem como as células do corpo respondem a estímulos, como por exemplo uma injeção de adrenalina, um trabalho […]

Estocolmo – Dois cientistas norte-americanos ganharam o Prêmio Nobel de Química por mostrarem como as células do corpo respondem a estímulos, como por exemplo uma injeção de adrenalina, um trabalho que pode ajudar no desenvolvimento de remédios mais eficientes, anunciou hoje (10) o comitê da premiação.

A Academia Real Sueca de Ciências disse que o prêmio de US$ 1,2 milhão foi para Robert Lefkowitz e Brian Kobilka pela descoberta do trabalho dos receptores acoplados à proteína G, que são as entradas das células para reagir com mensagens químicas.

“Cerca de metade de todos os medicamentes agem através desses receptores, entre eles os beta bloqueadores, anti-histamínicos e vários tipos de medicamentos psiquiátricos”, disse o comitê.

Descobrir melhores formas de alcançar os receptores é uma área de extrema importância para as indústrias farmacêutica e de biotecnologia.

Lefkowitz disse, numa entrevista coletiva por telefone, que estava dormindo quando recebeu o telefonema da Suécia.

“Eu não escutei. Preciso confessar que eu durmo com protetor de ouvido. Então, minha mulher me deu uma cotovelada. Foi assim, surpresa e choque total”, disse.

Sven Lidin, professor de química inorgânica na Universidade Lund e presidente do comitê, disse em entrevista coletiva que a descoberta foi fundamental no desenvolvimento de pesquisas médicas.

“Saber o que eles (os receptores) parecem e como eles funcionam vai nos fornecer as ferramentas para fazer remédios com menos efeitos colaterais”, afirmou.

O Nobel de Química foi o terceiro a ser anunciado este ano. Os prêmios nas áreas de Ciência, Literatura e Paz foram entregues pela primeira vez em 1901, seguindo o testamento do empresário inventor do dinamite, Alfred Nobel.

 

Leia também

Últimas notícias