Obama tem leve vantagem sobre Romney a duas semanas da eleição

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu uma pequena vantagem à frente do adversário republicano, Mitt Romney, na pesquisa diária Reuters/Ipsos divulgada hoje (23), mas a disputa […]

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu uma pequena vantagem à frente do adversário republicano, Mitt Romney, na pesquisa diária Reuters/Ipsos divulgada hoje (23), mas a disputa permanece em empate técnico, a duas semanas da votação em 6 de novembro.

Obama está um ponto à frente de Romney entre os prováveis eleitores, com 47% a 46% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

A pesquisa com dados online de quatro dias inclui algumas respostas dadas após o último debate entre os candidatos, na noite de segunda-feira, mas o impacto completo do embate na Flórida só será registrado após alguns dias.

Obama, no entanto, manteve uma vantagem maior na batalha nos Estados que vão decidir o resultado da eleição. O Ipsos indicou que o presidente está à frente nos Estados com disputa mais apertada, como Flórida, Virginia e Ohio, e deve vencer a eleição no colégio eleitoral com uma margem confortável de 322 a 206 votos.

A pesquisa tem mostrado uma disputa acirrada entre os candidatos desde o fim do primeiro debate, em 3 de outubro, que teve Romney como claro vencedor, segundo analistas. Mas uma boa parte do eleitorado ainda está indecisa. Cerca de 20% dos entrevistados disseram que ainda podem mudar de voto ou ainda não sabem em quem votar. A pesquisa entrevistou 1.030 prováveis eleitores.

© 2012 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED.

Leia também

Últimas notícias