Hugo Chávez é reeleito presidente da Venezuela

Com 90% dos votos apurados, Chávez já havia obtido 54,4% (Foto: Tomas Bravo/Reuters) São Paulo – Com 90% dos votos apurados, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito com […]

Com 90% dos votos apurados, Chávez já havia obtido 54,4% (Foto: Tomas Bravo/Reuters)

São Paulo – Com 90% dos votos apurados, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito com a preferência de 54,4% dos venezuelanos. Seu principal adversário, Henrique Capriles, tem 44% até o momento. O anúncio foi feito pela presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Tibisay Lucena, que também informou que mais de 80% da população compareceu às urnas, mesmo sem a obrigatoriedade do voto no país.

Os eleitores compareceram em peso aos colégios eleitorais na Venezuela. Desde a madrugada, milhares de eleitores faziam filas nos centros eleitorais e não foram registrados incidentes graves, segundo o CNE e os observadores da organização Comando Venezuela.

Os venezuelanos também foram em grande número às representações diplomáticas no exterior. Nos Estados Unidos, onde vivem cerca de 750 mil cidadãos do país, os eleitores moradores da Flórida tiveram de votar em Nova Orleans, a 1.350 quilômetros de Miami, após a consulesa venezuelana na cidade ter sido expulsa pelo governo. Cerca de sete mil venezuelanos fizeram a viagem. Alguns receberam passagens de ônibus e avião como doações de empresários.

Na embaixada em Washington, as filas começaram por volta das 4h30 da manhã. As sessões também ficaram lotadas na Espanha, na embaixada em Madri e no consulado em Barcelona.

Nos territórios palestinos, o representante diplomático venezuelano, Luis Daniel Hernández Lugo, acusou Israel de impedir cerca de 340 eleitores de votar devido a um bloqueio das cédulas pela empresa de correios DHL.

Leia também

Últimas notícias