Santos descarta cessar-fogo em negociação com Farc

Bogotá – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, descartou ontem (6) um cessar-fogo bilateral durante a negociação de paz do governo com a guerrilla Farc, em outubro, na Noruega. […]

Bogotá – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, descartou ontem (6) um cessar-fogo bilateral durante a negociação de paz do governo com a guerrilla Farc, em outubro, na Noruega.

O governo de Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) buscam com a negociação colocar fim ao violento conflito interno de quase cinco décadas, o mais longo do continente.

“Vamos manter a pressão militar em todos os rincões da pátria”, disse o presidente em entrevista ao canal Caracol.

Horas antes, o líder das Farc Mauricio Jaramillo afirmou na capital de Cuba que o cessar-fogo bilateral será um dos primeiros temas que o grupo rebelde vai apresentar ao governo na mesa de negociação.

“Vamos propor um cessar-fogo imediatamente quando nos sentarmos à mesa”, disse Jaramillo em entrevista coletiva em Havana. “Ou melhor, vamos lutar por isso. Vamos discutir lá sobre a mesa, mas é um dos primeiros pontos.”

Há uma década, na última tentativa de encerrar o conflito, os rebeldes usaram um cessar-fogo para fortalecer suas operações militares e estabelecer uma lucrativa rede de tráfico de cocaína.

Os rebeldes disseram que o início do diálogo está previsto para 8 de outubro, na Noruega. Em seguida, o processo será transferido para Havana.

 

Leia também

Últimas notícias