Explosão em refinaria da Venezuela totaliza 39 mortos e dezenas de feridos

Paraguana (Caracas) – O número de mortos da explosão que atingiu ontem (25) a refinaria Amuay, a maior da Venezuela, chega a 39. Há outras dezenas de pessoas feridas. As […]

Paraguana (Caracas) – O número de mortos da explosão que atingiu ontem (25) a refinaria Amuay, a maior da Venezuela, chega a 39. Há outras dezenas de pessoas feridas. As operações na instalação foram paralisadas por conta do pior acidente da indústria de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O ministro da Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, disse que unidades de não produção na refinaria de Amuay foram afetadas, mas que não havia planos para interromper as exportações, um sinal de que o incidente provavelmente terá pouco impacto sobre os preços dos combustíveis.

Fotografias tiradas logo após a explosão da madrugada mostraram veículos destruídos, cercas derrubadas e tanques de armazenamento gigantes em chamas que iluminavam o céu noturno.

Um edifício da Guarda Nacional na área foi destruído e autoridades disseram que uma criança de 10 anos estava entre os mortos. Um vazamento de gás causou a explosão e muitos dos mortos eram soldados da Guarda Nacional que estavam fornecendo segurança para a instalação, que refina 645 mil barris de petróleo por dia, disse Ramirez, acrescentando que o fogo estava sob controle.

Autoridades disseram que foram confirmados 18 soldados mortos junto com 15 civis, enquanto seis corpos ainda tinham de ser identificados. “Havia um quartel da Guarda Nacional perto da explosão… A instalação era muito perto das operações”, disse Ramirez disse à Reuters, acrescentando que a produção pode ser retomada em Amuay dentro de dois dias, no máximo.

“Nós precisamos aumentar a produção em outras refinarias e olhar para o armazenamento flutuante perto do complexo”, disse ele. 

 

 

Leia também

Últimas notícias