‘Processo de paz entre Israel e Palestina não está indo bem’, diz comissário da ONU

Porto Alegre – O comissário geral da Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA), Filippo Grandi, está em visita oficial a Porto Alegre nesta quinta-feira […]

Porto Alegre – O comissário geral da Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA), Filippo Grandi, está em visita oficial a Porto Alegre nesta quinta-feira (16). Após reunião com o governador Tarso Genro (PT) às 9h30 no Palácio Piratini, ele conversou com jornalistas e disse que as negociações de paz entre Israel e a Palestina não estão num bom momento.

“Temo que o processo de paz entre Israel e a Palestina não está indo bem. Até que esse processo reinicie e o problema dos refugiados seja discutido, será difícil encontrar uma solução”, disse o comissário-geral da UNRWA. Ele ressaltou que a agência para refugiados se limita a dar assistência humanitária e oportunidades aos palestinos que vivem em assentamentos. “A solução para os conflitos é política e não somos uma agência política. Não participamos diretamente das negociações, mas observamos com cuidado”, explicou.

Desde que assumiu o comando da UNRWA em 2010, essa é a primeira vez que Filippo Grandi vem ao Brasil. A agência depende de doações internacionais e vem enfrentando sérios problemas financeiros, com um déficit de 69,4 milhões de dólares até abril de 2012.

Na reunião desta quarta-feira (15) com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o comissário geral da ONU para refugiados palestinos solicitou que o governo brasileiro torne permanentes e fixas as doações para a UNRWA. “Vim agradecer ao governo brasileiro pelas contribuições financeiras, que têm aumentado nos últimos dois anos. Discuti com o governo a possibilidade de tornar essas doações estáveis e previsíveis, para que o Brasil possa trazer seus recursos e sua voz no debate sobre os refugiados palestinos”, comentou Filippo Grandi.

Atualmente, os maiores doadores para a agência são os Estados Unidos, que injetaram 239 milhões de dólares em 2011. Em maio deste ano, o governo brasileiro já havia se comprometido a aumentar suas dações em 700% para o ano que vem, passando a contribuir com 7,5 milhões de dólares. A UNRWA auxilia cerca de 5 milhões de refugiados palestinos com programas de saúde, educação e assistência social. A maioria vive em assentamentos na Faixa de Gaza, na Cisjordânia, na Jordânia, na Síria e no Líbano.

Em conversa com jornalistas, o comissário geral da UNRWA disse que considera o Brasil um bom país para receber refugiados. “O Brasil é uma terra de imigrantes, é natural que seja um país aberto a pessoas que buscam refúgio e isso se aplica também aos palestinos. Estou confiante de que o Brasil é um bom lugar para os refugiados”, elogiou.

Durante o encontro com Filippo Grandi, o governador Tarso Genro se comprometeu a interceder junto à presidente Dilma Rousseff (PT) no apoio aos refugiados palestinos no Brasil. “Pode contar com o meu apoio pessoal e político, inclusive com uma declaração junto à presidente Dilma”, garantiu o governador. Tarso aproveitou a ocasião para anunciar que fará uma visita oficial a Israel no primeiro semestre de 2013 e que irá visitar, também, os líderes da Autoridade Nacional Palestina. “Fazemos questão de ir aos assentamentos para que não haja qualquer dúvida sobre a nossa posição e os nossos compromissos para a paz naquela região”, disse o petista.

Durante a reunião, o governador ainda assinou um decreto para a formação de um comitê que irá unificar a assistência dada pelo governo do Estado aos refugiados palestinos. De acordo com a embaixada da Autoridade Nacional Palestina em Brasília, cerca de 40 mil palestinos – a maioria, imigrante –vivem no Brasil. E dados do governo gaúcho apontam que o Rio Grande do Sul possui cerca de 250 refugiados colombianos e palestinos espalhados por 13 cidades.

Ainda durante a quinta-feira (16), Filippo Grandi se reúne com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), no final da manhã e se encontra à tarde com líderes da Federação Árabe-Palestina do Brasil (FEPAL) e com organizadores do fórum Palestina Livre.

Leia também

Últimas notícias