Dilma cobra solução pacífica do Conselho de Segurança para Síria

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff cobrou hoje (27) a construção de consenso no Conselho de Segurança das Nações Unidas para ajudar a resolver o caso da Síria, envolta […]

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff cobrou hoje (27) a construção de consenso no Conselho de Segurança das Nações Unidas para ajudar a resolver o caso da Síria, envolta em um conflito entre o governo de Bashar al-Assad e seus opositores. “Achamos importante que todos os integrantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas tenham uma posição comum no sentido de construir a paz na Síria. Não é um fato fácil”, afirmou durante conversa com jornalistas em Londres. 

Ela aproveitou para advertir que as soluções propostas pelos Estados Unidos para antigos conflitos não são bem-vindas no presente. “Não achamos que a invasão do Iraque e do Afeganistão resolvam o problema. Temos de construir um caminho diferente em que a paz seja obtida por meios diplomáticos muito efetivos e a partir de um consenso criado no Conselho de Segurança.”

Enquanto isso, o enviado da ONU e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, continua em busca de uma solução política. Annan, ex-secretário-geral da ONU, e seu sucessor no cargo, Ban Ki-moon, se reuniram hoje em Londres para discutir os futuros esforços de mediação e uma missão de observação da ONU. Além disso, o “Grupo de Ação” para a Síria deve voltar a se encontrar em breve, mas não em nível ministerial, segundo informou uma fonte à agência Reuters. Moscou, Genebra e Nova York foram locais propostos para receber a próxima discussão sobre um “mapa para um acordo político” já aceito em 30 de junho por grandes potências em Genebra. Não há, no entanto, um plano definitivo, segundo a fonte, que pediu anonimato.

Leia também

Últimas notícias