Chávez e Capriles iniciam campanha oficial pela Presidência da Venezuela

De acordo com pesquisas de opinião, Chávez tem vantagem média de 20 pontos percentuais sobre seu principal adversário

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e seu principal opositor, Henrique Capriles Radonski, governador do Estado de Miranda, saíram às ruas ontem (1), em comícios que mobilizaram milhares de pessoas no primeiro dia oficial de campanha para a eleição presidencial. A população venezuelana escolherá o próximo presidente da República no dia 7 de outubro, em turno único. O vencedor governará o país pelos próximos seis anos.

Enquanto Capriles, da coligação MUD (Mesa da Unidade Democrática), escolheu uma comunidade indígena no interior do país para seu primeiro ato de campanha, Chávez, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), fez uma grande carreata que seguiu da capital Caracas ao Estado vizinho de Aragua.

O atual chefe de Estado arrastou milhares de pessoas em carros e trios elétricos por um percurso de cerca de 18 quilômetros. O tom do início da campanha foi o de otimismo em razão de seu bom desempenho nas pesquisas de intenção de voto. Elas dão a Chávez uma média de mais de 20 pontos percentuais de vantagem em relação ao seu opositor.

Durante o discurso de abertura de campanha, realizado na cidade de Maracay, Chávez afirmou que este será o primeiro de cem dias de uma campanha dura. “Ganharemos com ideias para convencer os indecisos e para fortalecer a consciência dos que já estão convencidos.”

Em seu perfil no microblog Twitter, (@chavezcandanga), Chávez chamou o povo às ruas: “Chegou julho! Povo na rua! Povo meu, vamos à Batalha de Carabobo! Meu Deus, nos dê saúde e vida para conduzir este povo à vitória!”, postou.

Depois de três operações para remover dois tumores malignos durante uma batalha de um ano contra o câncer, Chávez, 57, tem dito nas últimas semanas que está totalmente recuperado fisicamente das sessões de quimioterapia às quais foi submetido.

Sobre Carabobo, o presidente fez referência a uma importante batalha vencida por Simón Bolívar contra as tropas espanholas em 24 de junho de 1821 durante as campanhas pela independência dos países da América do Sul.

Oposição

O primeiro ato de campanha de Capriles foi realizado na fronteira com o Brasil e a Colômbia, na cidade de Santa Elena de Uairén, no Estado de Bolívar. Segundo a equipe de campanha de Capriles, há 14 anos a comunidade indígena de Kumaracapay não recebe nenhuma visita de um presidente venezuelano.

“Se é preciso pegar ônibus, pegamos. Se tivermos de caminhar, caminharemos. Mas eu quero ir a uma comunidade pequena. Quero iniciar nosso caminho em um encontro com nossos indígenas”, discursou. A imagem do general Simon Bolívar é lembrada por ambos os candidatos. “Inicio este caminho no estado que tem o sobrenome de nosso libertador, Bolívar”, lembra Capriles.

Também utilizando o microblog, Capriles (@hcapriles) divulgou sua agenda e ressaltou a importância das eleições. “Não é somente um início de campanha, é uma contagem regressiva para abrir a porta do futuro a nossa Venezuela. Que venha o progresso!”.

Slogans

A campanha de Chávez escolheu o slogan “Coração da minha pátria”. O termo “coração” já tem sido usado pelos chavistas há algum tempo. Já a campanha de Capriles utiliza a frase “Há um caminho”, pelo qual o candidato conservador busca se apresentar como uma alternativa democrática ao chavismo, sem rompimentos institucionais.

Leia também

Últimas notícias