No Paraguai, ministros renunciam após pedido de impeachment aprovado

Brasília – Ao menos cinco ministros paraguaios já renunciaram aos cargos após a Câmara dos Deputados ter aprovado hoje (21), por 76 votos a 1, o pedido de impeachment do […]

Brasília – Ao menos cinco ministros paraguaios já renunciaram aos cargos após a Câmara dos Deputados ter aprovado hoje (21), por 76 votos a 1, o pedido de impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Segundo a imprensa paraguaia, todos são filiados ao Partido Liberal, que se somou aos parlamentares favoráveis à abertura do processo político contra o presidente.

Os cinco ministros que já confirmaram o pedido de demissão são ligados ao vice-presidente Frederico Franco, também do Partido Liberal, que assumirá a presidência caso o impeachment seja confirmado. Os deputados responsabilizam o presidente Lugo pelos conflitos em uma fazenda no Nordeste do país que matou 17 pessoas, entre camponeses e policiais.

O Senado paraguaio convocou uma sessão extraordinária, que ocorre neste momento, para confirmar ou não a decisão dos deputados de abrir o processo de impeachment. A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) também convocou uma reunião de emergência para discutir o assunto, prevista para ainda hoje à noite, para tomar conhecimento da crise.  

Segundo a imprensa paraguaia, o ministro da Agricultura, Enzo Cardozo, disse deixar o cargo em conformidade à decisão de seu partido. Ainda de acordo com a agência de notícias públicas paraguaia, a IP Paraguay, fontes do Ministério da Indústria e Comércio confirmaram que o ministro Francisco Rivas também renunciou ao cargo, embora nenhum comunicado oficial tenha sido divulgado até o momento.

Os outros três ministros que renunciaram, segundo a imprensa paraguaia, são Humberto Blasco (Justiça e Trabalho), Victor Rios (Educação e Cultura) e Paulo Reichardt, da Secretaria Nacional de Esportes.

Mais cedo, o comando das Forças Armadas desmentiu os boatos sobre um possível levante militar ante a decisão da Câmara dos Deputados. Segundo a IP Paraguay, o comando assegurou que as forças estão atuando conforme a lei determina, respeitando o ordenamento constitucional e democrático em vigor.

Lugo já constituiu sua equipe de defesa, formada por alguns de seus principais assessores e encabeçada pelo interventor do Instituto de Desenvolvimento Rural e da Terra (Indert), Emilio Camacho, que garantiu que o presidente promete respeitar a Constituição.

Há pouco, Camacho afirmou à imprensa local que, uma vez que a decisão política de aprovar o pedido de impeachment de Lugo já foi tomada, tudo o que o presidente pede é que lhe dêem o direito de se defender das acusações feitas por seus opositores.

O Ministério da Educação paraguaio informou que as escolas permanecem abertas para as aulas. Apesar de alegar “que não há motivos que ameacem a tranquilidade e rotina nos colégios”, o ministério deixou a critério dos pais a decisão para que as crianças e jovens continuem a frequentar as classes “diante de uma inquietude generalizada na capital”.

Jornais paraguaios estão noticiando que comerciantes estão fechando as portas em Assunção  com medo de protestos na rua.

Leia também

Últimas notícias