Pedido de impeachment de Lugo provoca reunião de emergência na Rio+20

Lugo ameaçado de perder a presidência: para Evo Morales, da Bolívia, um “início” de golpe de Estado(Foto:Juan Alberto Pérez/Fickr) Rio de Janeiro – Os chefes de Estado dos países da […]

Lugo ameaçado de perder a presidência: para Evo Morales, da Bolívia, um “início” de golpe de Estado(Foto:Juan Alberto Pérez/Fickr)

Rio de Janeiro – Os chefes de Estado dos países da União de Nações Sul-americanas (Unasul) estão reunidos neste momento no Rio de Janeiro para debater uma saída para o pedido de impeachment contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Segundo a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto, o encontro é realizado no Pavilhão 5 do Riocentro, na Barra da Tijuca, onde estão reunidos representantes de 191 nações para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, adiou a entrevista coletiva que daria para comentar os resultados do encontro. Um pouco antes, pela manhã, ele aproveitou o discurso em plenário para condenar a medida aprovada pelo Congresso paraguaio, que classificou como “início” de golpe de Estado. “É uma estratégia da direita destinada a derrotar a Lugo e a interromper o processo político”, afirmou. “Este golpe de Estado que ocorre no Paraguai contra um presidente democraticamente eleito e apoiado pela maioria do povo é um atentado contra a consciência dos povos e contra os governos que hoje impulsionam profundas transformações em seus países de maneira pacífica.”

 

Leia também

Últimas notícias