Governo elogia escolha de brasileiro para juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos

São Paulo – O governo do Brasil expressou satisfação com a eleição do advogado Roberto Caldas para o cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Membro da Comissão […]

São Paulo – O governo do Brasil expressou satisfação com a eleição do advogado Roberto Caldas para o cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República desde 2006, Caldas é também integrante da Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo e foi colaborador da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entre 2003 e 2007.

Além do Itamaraty, a secretaria emitiu comunicado elogiando a eleição, realizada ontem (6) em Cochabamba, na Bolívia, durante a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos. “A eleição do candidato brasileiro tem lugar em importante momento da história de nosso país do ponto de vista da consolidação da democracia e do respeito aos direitos humanos”, disse a ministra Maria do Rosário. 

Caldas foi juiz convidado da organização durante a votação do caso Gomes Lund, no qual o Brasil foi condenado por não trabalhar pela apuração dos crimes cometidos pela ditadura contra grupos de resistência mobilizados no Araguaia, no norte do país. Na ocasião, em 2010, ele foi responsável pelo voto que balizou a sentença, que força o Estado brasileiro a investigar e punir as violações.

Leia também

Últimas notícias