Brasil e Venezuela vão formar grupo de trabalho para relação bilateral

Déficit habitacional, investimentos e fortalecimento institucional são algumas das prioridades na agenda de trabalho

Rio de Janeiro – Os governos de Brasil e Venezuela anunciaram ontem (2), no Rio de Janeiro, a criação de um grupo de reflexão e planejamento para o fortalecimento das relações bilaterais. A partir do próximo mês, especialistas dos dois países irão tratar de temas como déficit habitacional, investimento empresarial e aperfeiçoamento de instituições como a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) e Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

A decisão foi anunciada, em uma coletiva de imprensa, após reunião entre o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, e seu homólogo brasileiro, Antonio Patriota.

O grupo será composto por representantes de ministérios e tem como objetivo planejar e executar a agenda de cooperação e intercambio comercial entre as duas nações. De acordo com o Itamaraty, a Venezuela é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Desde 2003, o comércio bilateral quintuplicou, alcançado 5,86 bilhões de dólares em 2011.

Ao resumir os temas tratados pelos chanceleres durante a reunião, o ministro Antonio Patriota afirmou que as próximas etapas da cooperação envolverão áreas de infraestrutura, agricultura e financiamento, “tendo sempre presente a dimensão social, que é fundamental para os dois países”, disse.

O chanceler também ressaltou o esforço de ambos os governos em amenizar o déficit habitacional histórico que assola parte de suas populações. “Temos compartilhado muitas ideias, principalmente no campo da habitação. O Gran Misión Viviendas venezuelano é, em grande parte, inspirado no Minha Casa, Minha Vida. A CEF (Caixa Econômica Federal) vem contribuindo para esse programa de grande êxito na Venezuela”, explicou. A meta do Gran Misión Vivienda é entregar 3 milhões de moradias até 2018.

O chanceler Nicolás Maduro apontou dois grandes temas tratados na reunião de trabalho. O primeiro, diz respeito à aceleração do processo de instalação de mais empresas de capital brasileiro na Venezuela, em áreas fundamentais de desenvolvimento; e o segundo, visa uma parceria com a Embraer e empresas de aviação brasileiras para a compra de aeronaves comerciais e a criações de novas rotas nacionais e regionais. 

No campo multilateral, o ministro venezuelano ressaltou a consolidação dos processos de integração do continente. “Projetos como a Unasul e a Celac expressam o resultado positivo de uma nova era sul e latino-americana”, afirmou. Segundo Patriota, o Brasil continua trabalhando para o ingresso da Venezuela no Mercosul.

 

 

 

 

 

 

Outras áreas, objetos de interesse bilateral, são as de turismo e esporte. A Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, também foi tema abordado na reunião.

Durante a coletiva, Nicolás Maduro agradeceu a declaração de apoio do PT (Partido dos Trabalhadores), dado por meio de seu presidente, Ruy Falcão, a Hugo Chávez. “Temos de agradecer toda a solidariedade que vem do Brasil, do PT e das forças progressistas, o que possibilita gerar frutos positivos para os nossos povos”, disse o ministro. “O que conseguiu o presidente Lula, Chávez e Dilma nesses últimos oito anos é apenas a base do que vai ser – e do que já é – uma relação histórica de união, integração profunda, irmandade e desenvolvimento conjunto entre nossos países”, concluiu.