Chávez inicia quarto ciclo de radioterapia em Cuba

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou ontem (14) à noite para Havana, em Cuba, onde inicia o quarto ciclo de radioterapia contra um câncer. Autorizado pela Assembleia […]

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou ontem (14) à noite para Havana, em Cuba, onde inicia o quarto ciclo de radioterapia contra um câncer. Autorizado pela Assembleia Nacional da Venezuela a ausentar-se cinco dias do país, Chávez cancelou a ida à 6ª Cúpula das Américas, que termina hoje (15) em Cartagena das Índias, na Colômbia, para dar sequência ao tratamento na capital cubana.

“Aqui vamos, a continuar batalhando! E a continuar vencendo! Um abraço de mil corações ao meu amado povo, ao meu heróico povo! Viveremos e venceremos!”, escreveu Chávez na sua conta do Twitter, minutos antes de partir. Em Cuba, ele foi recebido com um abraço pelo vice-presidente José Ramón Machado, no Aeroporto José Martí.

O presidente venezuelano, de 57 anos, foi operado em 26 de fevereiro, em Havana, de uma nova “lesão” de dois centímetros que, segundo ele, foi detectada no mesmo local onde, em junho de 2011, tinha sido extraído um tumor com células cancerígenas. Desde então, viajou três vezes a Cuba, onde, a 24 de março último, iniciou as sessões de radioterapia.

A reincidência do câncer surge depois de Chávez ter reiterado, no final de 2011, que estava curado, afirmando que concorreria a mais um mandato presidencial nas eleições previstas para 7 de outubro deste ano. Chávez deverá enfrentar no pleito o atual governador do estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski.

Leia também

Últimas notícias