Chávez desmente viagem ao Brasil e vai a Cuba tratar câncer

Antes de viajar a Havana, o presidente da Venezuela lembrou as eleições de outubro e cobrou unidade de seus apoiadores (Foto: Arquivo Agência Venezuelana de Notícias) São Paulo – O […]

Antes de viajar a Havana, o presidente da Venezuela lembrou as eleições de outubro e cobrou unidade de seus apoiadores (Foto: Arquivo Agência Venezuelana de Notícias)

São Paulo – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desmentiu a notícia de que viajaria ao Brasil neste fim de semana para se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e volta hoje (7) a Cuba para dar sequência ao tratamento contra o câncer na região pélvica. “A ordem é avançar, avançar e avançar, cada dia com mais consciência e mais força moral, material, espiritual e física”, disse o venezuelano na sexta-feira (6) durante o programa “Dando e dando”, da rede pública de televisão.

Horas antes havia sido divulgada por um jornalista local a versão de que Chávez viria ao Brasil a convite de Lula. Segundo relatos da agência Reuters, o ex-presidente sugeriu ao amigo que transferisse o tratamento contra o câncer para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A agência conta que Lula pediu a Chávez disciplina e seriedade para combater a doença, da qual se curou recentemente.

No discurso de sexta-feira, o venezuelano falou sobre a necessidade de consolidar a unidade dos apoiadores de seu governo contra o que considera a atitude violenta de uma “burguesia apátrida”. “Este será um dos melhores antídotos contra o plano desestabilizador que está em curso apoiado pelo império. Há que tratar de evitar a violência”, disse.  

Chávez fez nova alusão às eleições deste ano, em que tentará a reeleição, e afirmou que os Estados Unidos apoiarão seus opositores. “Por isso há que trabalhar muito duro. O que faltam são seis meses para o 7 de outubro. Estes seis meses serão de prova para nós.”

Leia também

Últimas notícias