ONU pede o fim da violência na Síria e suspeita de crimes contra a humanidade

Ban Ki-moon quer que a Síria acabe com os bombardeios e com o uso da força contra civis (Foto: Muhammad Hamed /Reuters) Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações […]

Ban Ki-moon quer que a Síria acabe com os bombardeios e com o uso da força contra civis (Foto: Muhammad Hamed /Reuters)

Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira (16) o fim imediato da onda de violência na Síria. Há 11 meses, o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, é alvo de protestos. Para o secretário-geral da ONU, as forças leais ao governo são suspeitas de cometer crimes contra a humanidade. A estimativa é que cerca de 6 mil pessoas foram mortas.

“Vimos bairros bombardeados de forma indiscriminada, hospitais utilizados como centros de tortura e crianças, algumas de 10 anos, detidas e submetidas a abusos. Há possivelmente alguns tipos de crimes contra a humanidade”, disse Ban Ki-moon.

O secretário-geral da ONU condenou os ataques do exército sírio contra a população civil e avisou que o governo não pode utilizar a falta de acordo com o Conselho de Segurança para intensificar os ataques. “Peço ao governo sírio que cumpra a lei internacional e ponha fim de forma imediata aos bombardeios e ao uso da força contra civis”, disse.

“O importante é que as autoridades sírias parem a violência e deixem de matar o seu próprio povo”, disse Ban Ki-moon, que lamentou a falta de acordo no Conselho de Segurança da ONU para aprovar uma resolução contra a Síria recomendando um cessar-fogo, o fim da violência e a permissão para ajuda humanitária à população civil.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias