No México, chanceleres do G20 discutem Rio+20 e crime organizado

Brasília – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro, é um dos principais temas da reunião de chanceleres do G20 […]

Brasília – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro, é um dos principais temas da reunião de chanceleres do G20 (os países mais ricos do mundo), em Los Cabos, na fronteira do México com os Estados Unidos. 

Segundo a ministra das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, também é objetivo do encontro reforçar as parcerias e a cooperação em outras áreas, como segurança e combate ao crime organizado.

A reunião de chanceleres começou no sábado (18) e vai até a segunda-feira (19) sob o comando do presidente do México, Felipe Calderón. Rússia e China não  mandaram representantes. O Brasil é representado pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, que é subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores.

Ainda de acordo com Patricia Espinosa, o comando da reunião do G20 pelo México pode contribuir para um “maior consenso” entre os países emergentes e desenvolvidos para promover a estabilização e crescimento da economia global.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para a necessidade de que a Rio+20 – maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde – defina novos padrões para a atividade econômica, sob risco de impactos climáticos irreversíveis. Pelo menos 100 presidentes da República e primeiros-ministros são esperados no evento no Rio de Janeiro, além de 50 mil credenciados.

No entanto, as discussões ocorrem no momento em que vários países, alguns europeus, assim como os Estados Unidos e o Japão, vivem sob fortes impactos da crise financeira internacional, o que pode ser usado como pretexto para adiar transformações mais profundas nos sistemas de produção agrícola e industrial.

Leia também

Últimas notícias