Kareem Abdul-Jabbar estreia como embaixador cultural dos Estados Unidos com visita ao Brasil

O ex-jogador de basquete ofereceu a Hillary Clinton uma camisa do Los Angeles Lakers, além de um livro de sua autoria (Foto: Divulgação) São Paulo – O ex-jogador de basquete […]

O ex-jogador de basquete ofereceu a Hillary Clinton uma camisa do Los Angeles Lakers, além de um livro de sua autoria (Foto: Divulgação)

São Paulo – O ex-jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar assumiu o posto de embaixador cultural do departamento de Estado norte-americano. A primeira missão será uma visita ao Brasil, do próximo domingo (22) até o sábado da semana que vem (28), com passagem por Salvador e o Rio de Janeiro. A posse foi marcada por uma reunião com a secretária de Estado, Hillary Clinton. Ele permanecerá no cargo pelo menos até o fim de 2012.

Segundo a Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA), Abdul-Jabbar foi o maior pontuador da história, com 38,4 mil pontos marcados. O cestinha se disse “empolgado e honrado” por poder usar a diplomacia e a cultura para aproximar países. Como embaixador cultural, ele vai tratar com jovens de educação, tolerância social e racial, do entendimento cultural e do uso dos esportes como meio de emancipação.

Ele adotou o nome muçulmano em 1971, quando atuava nas quadras. Depois de ter se aposentado como atleta profissional, em 1989, Abdul-Jabbar passou a militar em projetos sociais e de educação para jovens, especialmente os negros. Ele chegou a co-dirigir o documentário “On the Shoulders of Giants”, em 2011, e o livro “What color is my world?”. O ex-jogador comanda a Fundação Skyhook.

Em junho de 2011, o ex-pivô foi homenageado na Casa Branca pelo presidente Barack Obama, quando recebeu a Medalha Lincoln das mãos do ministro da Justiça dos EUA Eric Holder. A medalha homenageia o compromisso de Abdul-Jabbar com a educação e a igualdade, refletindo o legado do presidente Abraham Lincoln.

Leia também: