Com câncer na tireoide, Cristina Kirchner afasta-se por 20 dias do governo argentino

Vice roqueiro assumirá, em janeiro, o comando do país sul-americano

São Paulo – A presidenta da Argentina uniu-se a um nada desejável grupo de mandatários sul-americanos. Ela terá de se afastar do cargo por 20 dias para tratar-se de um tumor maligno na tireoide. Aos 58 anos, ela licencia-se em 4 de janeiro e só retomará as funções do mandato – assumido no início de dezembro – no dia 24 de janeiro. O vice Amado Boudou será o presidente em exercício.

Antes dela, os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e da Venezuela, Hugo Chávez, já enfrentam tratamento contra tumores. Enquanto o paraguaio sofre de um câncer linfático – com parte do processo realizado no Brasil, em São Paulo. Chávez recupera-se de problema semelhante na próstata, com medicação aplicada em Cuba.

Dilma Rousseff, atual presidenta brasileira, teve também um linfoma antes de concorrer ao cargo, quando ainda era ministra-chefe da Casa Civil. Quase 11 meses depois de deixar o cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva descobriu ter um tumor na laringe, contra o qual realizou três etapas de quimioterapia e deve ter ainda uma sessão de radioterapia.

No caso de Cristina, o tumor localizado no lobo direito da glândula tireoide foi detectado em exames de rotina no Hospital Austral, em Buenos Aires, capital argentina. Apesar de ser maligno, não há metástase, o que quer dizer que o problema segue isolado, sem atingir outros órgãos. As possibilidades de cura são de 95% segundo especialistas. No próximo dia 4 de janeiro, ela será submetida a uma cirurgia.

A informação foi confirmada na noite de terça-feira (27) pelo secretário de Comunicação Pública da Presidência da República da Argentina, Alfredo Scoccimarro. Na Argentina, 28 de dezembro é o Dia dos Inocentes, semelhante ao 1º de abril brasileiro. Por isso, a reação inicial de parte da população foi de desconsiderar a notícia.

Localizada no pescoço, a glândula da tireoide é responsável pela produção de hormônios que regulam a taxa do metabolismo. O problema é mais comum em mulheres, mas também pode acontecer em homens. O hipertireoidismo (tireoide muito ativa) e hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) são os problemas mais comuns na glândula.

Nesta quarta-feira (28), Cristina Kirchner recebe 18 governadores na Casa Rosada, sede do governo federal argentino. Ela ainda participa de um ato de entrega de espadas e medalhas aos comandantes das Forças Armadas aprovados pelo Senado.

Amado Boudou foi ministro da Economia no primeiro mandato de Cristina. “Promovido” a vice após a reeleição em outubro, ele é tratado como galã pela imprensa argentina. De passado alinhado ao modelo neoliberal, ele foi responsável pela guinada do governo de Cristina para um patamar de maior intervenção do Estado na economia, como a estatização de planos de previdência privada, por exemplo.

Boudou mantém um comportamento mais despojado do que seus colegas políticos. Apreciador de rock, ele exibiu dotes musicais durante a campanha deste ano, vestindo calça jeans e camiseta. Ele toca guitarra na banda “La Mancha de Rolando”.

Com informações da Agência Brasil, Telam e OperaMundi

 

Leia também

Últimas notícias