Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2011 / 11 / Secretário-geral da ONU visita a Líbia depois de 15 dias da morte de Khadafi

Secretário-geral da ONU visita a Líbia depois de 15 dias da morte de Khadafi

por Renata Giraldi publicado , última modificação 02/11/2011 20h36

Brasília – Duas semanas depois da morte de Muammar Khadafi, ex-presidente da Líbia, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, visita nesta quarta-feira (2) Trípoli, a capital do país. É sua primeira visita à Líbia desde o início do conflito armado que se estendeu por cerca de oito meses.

Ki-moon visita o país no momento em que o Conselho Nacional de Transição (CNT) promete promover eleições gerais em oito meses. Será a primeira vez, em 42 anos, que os eleitores líbios escolherão um governante. Paralelamente, o CNT tem as missões de reorganizar o país consolidando a democracia e ordenando as instituições do Poder – o Judiciário, o Legislativo com o Parlamento e o Executivo nos âmbitos nacional e regionais.

Na última segunda-feira (31), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começou a retirada das tropas na Líbia. Desde março foi imposta uma área de exclusão aérea no país permitindo aos militares estrangeiros uma atuação na região em combate às forças leais a Khadafi. De acordo com a comunidade internacional, o objetivo era proteger os civis.

Fonte: Agência Brasil

registrado em: , ,