Presidente da Colômbia pede desmobilização das Farc após morte de líder

Juan Manuel Santos considera que a morte de Cano é o principal golpe contra as Farc (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom. Arquivo Agência Brasil) São Paulo – O presidente da Colômbia, […]

Juan Manuel Santos considera que a morte de Cano é o principal golpe contra as Farc (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom. Arquivo Agência Brasil)

São Paulo – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu neste sábado (5) que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entreguem as armas e se desmobilizem. Após confirmar a morte do líder máximo do grupo armado, Alfonso Cano, Santos apontou que a outra opção é terminar “na cadeia ou no cemitério”. 

O presidente, que chegou ao cargo devido à exposição obtida como ministro da Defesa, celebrou a operação militar realizada em Cauca, um departamento (equivalente a estado) localizado no sudoeste do país. “Foi confirmada a morte de Alfonso Cano. Caiu o número um das Farc. É o golpe mais contundente que se deu nesta organização em toda sua história”, apontou. 

Em seguida, ele apontou que “não podemos ser triunfalistas”, uma advertência para que as Forças Armadas não se deixem levar por aquilo que é considerado uma vitória. “Podemos perseverar, devemos insistir até trazer aos colombianos a paz, um país no qual todos possamos ter um futuro melhor.”

Alfonso Cano, cujo nome de batismo era Guillermo León Saénz Vargas, foi morto na sexta-feira em uma operação na qual foram detidos quatro integrantes das Farc. Segundo o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, a ação começou há duas semanas, e antes de chegar a Cano matou a companheira dele e um outro integrante do grupo.

Com informações da TeleSur.

 

Leia também

Últimas notícias