Liga Árabe aprova pacote de sanções contra a Síria

Brasília – A Liga Árabe aprovou neste domingo (27) uma série de sanções econômicas, comerciais e até aéreas à Síria. As restrições incluem o congelamento de transações comerciais, das contas […]

Brasília – A Liga Árabe aprovou neste domingo (27) uma série de sanções econômicas, comerciais e até aéreas à Síria. As restrições incluem o congelamento de transações comerciais, das contas bancárias de integrantes do governo em países árabes, a suspensão de voos entre as nações que integram o bloco e a proibição de viagens de integrantes do Executivo para os países da região. O objetivo é pressionar o governo do presidente  Bashar Al Assad a encerrar o impasse político no país e abrir espaço para negociações

As medidas foram aprovadas durante reuniões dos ministros da Fazenda e das Relações Exteriores das 22 nações que compõem a Liga Árabe – a 23ª, que é a Síria, está suspensa do órgão temporariamente. O Líbano votou contra o pacote de sanções e o Iraque informou que terá dificuldades de impedir a entrada de sírios no país.

A iniciativa ocorre no momento em que Assad é acusado de ações repressivas contra manifestantes que cobram mais liberdade e democracia na Síria.

As medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro do Catar, Hamad Bin Jassem Al Thani. As manifestações contra Assad ocorrem há oito meses. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 3,7 mil pessoas morreram de março até novembro. Há relatos de torturas, de desaparecimentos e assassinatos.

Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Leia também

Últimas notícias