Maioria dos franceses acredita que Sarkozy perderá eleições

Paris – Dois terços dos franceses que votam acreditam que o presidente Nicolas Sarkozy perderá as eleições do ano que vem caso venha concorrer –incluindo mais da metade dos apoiadores […]

Paris – Dois terços dos franceses que votam acreditam que o presidente Nicolas Sarkozy perderá as eleições do ano que vem caso venha concorrer –incluindo mais da metade dos apoiadores do seu próprio partido, mostrou uma pesquisa divulgada neste domingo (2).

Sarkozy, cuja popularidade recuou, chegando perto de mínimas recordes em setembro, ainda deverá anunciar se irá concorrer à presidência em abril e maio, mas de acordo com a pesquisa da ViaVoice, para o jornal diário Liberátion, de esquerda, 68 por cento da população acredita que ele perderia as eleições.

O governo de Sarkozy sofreu um duro golpe nesta semana, apenas sete meses antes da eleição, quando candidatos de esquerda tomaram o controle do Senado pela primeira vez em mais de 50 anos.

A pesquisa, que ouviu 1.007 pessoas em idade de votar, foi realizada entre 29 de setembro e 1o de outubro, mostrou que as políticas econômicas de Sarkozy, incluindo a administração da dívida pública, e questões de déficit como as principais causas de preocupação.

Preocupante para Sarkozy, 54 por cento das pessoas que apóiam seu partido UMP, disseram não achar que ele ganharia as eleições. Com uma semana até a primeira rodada das primárias presidenciais da oposição socialista, o ex-líder do partido François Hollande continua sendo o candidato mais popular.

Segundo a pesquisa da ViaVoice, o público preferiria que o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, concorresse como o candidato presidencial do partido de Sarkozy, embora 54 por cento dos eleitores do UMP ainda achem que o presidente seria o melhor homem para concorrer.

© 2011 THOMSON REUTERS. ALL RIGHTS RESERVED

Leia também

Últimas notícias