Adesão da Palestina à Unesco recebe apoio brasileiro. EUA e Israel reagem

São Paulo – O governo brasileiro emitiu comunicado por meio do Ministério de Relações Exteriores na tarde desta segunda-feira (31) parabenizando a adesão da Palestina na Organização das Nações Unidas […]

São Paulo – O governo brasileiro emitiu comunicado por meio do Ministério de Relações Exteriores na tarde desta segunda-feira (31) parabenizando a adesão da Palestina na Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A Unesco é a primeira entidade do sistema das Nações Unidas a aceitar a adesão palestina. O reconhecimento pela Unesco é visto como uma etapa importante por pressionar o Conselho de Segurança e outros organismos a fazerem o mesmo. No dia 23 de setembro, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, apresentou formalmente o pedido para ser um Estado-membro da ONU.

Foram 107 votos a favor, 14 contra e 52 abstenções. Estados Unidos, Canadá e Alemanha foram contrários, enquanto Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul e França votaram a favor. A Grã-Bretanha se absteve da votação. O conselho executivo da agência havia recomendado a aprovação. Bastariam dois terços dos votos válidos (excluídas as abstenções) para a liberação, mas 88% foram favoráveis.

Ainda nesta segunda-feira, os Estados Unidos reagiram à decisão anunciando que cortarão o envio de fundos à organização. Israel também anunciou repúdio à adesão.

Leia a íntegra da nota do Itamaraty:

O governo brasileiro felicita a Palestina por sua admissão como membro pleno da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O pleito palestino foi aprovado hoje, 31 de outubro, em Paris, pela Conferência Geral da UNESCO, em conformidade com a recomendação adotada em 5 de outubro de 2011 pelo Conselho Executivo da Organização.

Com o resultado, a Palestina torna-se o 195º Estado membro da UNESCO – primeira agência especializada do sistema das Nações Unidas a admitir a Palestina como membro pleno.

 

 

Leia também

Últimas notícias