Do Palácio Miraflores, Chávez felicita a população pelos 200 anos de independência da Venezuela

São Paulo – De volta à Venezuela após três semanas em Cuba para tratamento de câncer, Hugo Chávez e os venezuelanos comemoram, nesta terça-feira (5), o bicentenário da Independência do […]

São Paulo – De volta à Venezuela após três semanas em Cuba para tratamento de câncer, Hugo Chávez e os venezuelanos comemoram, nesta terça-feira (5), o bicentenário da Independência do país. Pelo Twitter, o presidente exaltou cidadãos e cidadãs, civis e militares que participaram dos desfiles pelas ruas de Caracas.

“Oh, Venezuela, Feliz Aniversário, pátria querida! Ah, venezuelanos, venezuelanas, felicidades hoje e sempre, irmãos meus! Viva a Venezuela!”, escreveu o presidente, que acompanhou os desfiles desde a sede do governo, no Palácio Miraflores.

Também participam da festa os presidentes do Uruguai, José Pepe Mujica, da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Fernando Lugo. A convite do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, também participou das celebrações em Caracas. A presidenta Dilma Rousseff, que participaria da Cúpula de Estados Latino-americanos e Caribenhos, cancelou a ida a Caracas após o adiamento do evento.

“Hoje, depois de 200 anos, recuperamos a independência. Podemos dizer que hoje iniciamos uma nova etapa, os convido com o fogo pátrio, com todo nosso esforço, fortalecendo a unidade nacional, vencendo as conspirações”, declarou Chávez.

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba disse à TV estatal venezuelana TeleSur que o bicentenário é o reflexo das lutas dos líderes e povo latinoamericanos por formar uma pátria unida contra a colonização e o neoliberalismo. “Uma luta para formar o socialismo do século 21”, afirmou.

Com informações da Agência Ansa e da Telesur

Leia também

Últimas notícias