Otan bombardeia Trípoli e atinge complexo residencial de Kadafi

De acordo com as autoridades líbias, o ataque aéreo acabou atingindo o complexo residencial onde vive o ditador Khadafi, e um prédio onde normalmente os deputados se reúnem (Foto: Arquivo/Reprodução […]

De acordo com as autoridades líbias, o ataque aéreo acabou atingindo o complexo residencial onde vive o ditador Khadafi, e um prédio onde normalmente os deputados se reúnem (Foto: Arquivo/Reprodução TV Reuters)

São Paulo – A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lançou na madrugada desta terça-feira (10) cinco bombas sobre Trípoli, a capital da Líbia. De acordo com as autoridades líbias, o ataque aéreo acabou atingindo o complexo residencial onde vive o líder líbio, Muamar Khadafi, e um prédio onde normalmente os deputados se reúnem.

Não há informações sobre outros alvos atingidos. Também não há dados sobre feridos e mortos. Algumas testemunhas asseguraram ainda que duas explosões foram ouvidas nas proximidades das sedes da televisão estatal líbia e da agência de informação oficial Jana.

As autoridades líbias convidaram alguns jornalistas nacionais e estrangeiros para verificar de perto os efeitos dos ataques aéreos. Porém, a visita ao prédio atingido foi acompanhado pelos agentes federais. Os jornalistas continuam sem autorização para circular no país sem o acompanhamento de autoridades locais.

Os bombardeios da Otan provocaram nuvens de fumaça sobre a capital líbia e também foram ouvidas explosões por toda a cidade. Segundo relatos, alguns moradores de Trípoli reagiram aos ataques aéreos com tiros para o ar e buzinas. 

Desde março, as forças da Otan bombardeiam a Líbia. Os novos bombardeios em Trípoli acontecem depois de o secretário-geral da Aliança, Anders Fogh Rasmussen, ter advertido que o tempo havia acabado para Khadafi e que o coronel devia “compreender que é melhor mais cedo que tarde, que não há futuro para ele nem para seu regime”.

A resolução 1.973 da Organização das Nações Unidas (ONU) não prevê mudança de regime na Líbia, somente a proteção de civis com a instalação de uma zona de exclusão aérea, o endurecimento do embargo de armas ao país africano e sanções ao círculo próximo de colaboradores de Khadafi.

Fonte: OperaMundi